APNEIA. 4 DALILA GONÇALVES / FRABRIZIO MATOS 16/09-

O projecto Apneia inicia a sua 4ª edição com participação de Dalila Gonçalves e Fabrizio Matos, no dia 16 de Setembro com a Exposição Sprint e uma conversa na Cooperativa Árvore, com o intuito de apresentar a dupla que irá desenvolver esta residência. Esta mesma inauguração, nomeada de Sprint é como que um primeiro momento em “esforço”, rápido e incisivo. É a entrada para um estágio que promete uma outra exposição, esta pós residência, que acontecerá no dia 8 de Outubro.
Depois da Exposição Sprint têm início a residência na Árvore, na qual, ao longo de um mês, serão realizadas propostas expositivas dos dois artistas convidados.

Dalila Gonçalves, tem um vasto percurso onde a abordagem plástica assenta em diferentes processos conceptuais e matéricos, e o seu processo de trabalho é um equilibrio entre a forma de fazer e de como o fazer, num jogo entre um real e uma possível reconstrução metafórica do quotidiano, que equivale ao seu processo de trabalho.

Fabrizio Matos tem um trabalho que pode deambular entre diferentes construções narrativas, onde a pintura e a escultura assumem uma presença importante. Como o próprio refere, o seu trabalho passa pela evocação de um passado, de uma memória, algo que já aconteceu. Uma construção plástica em torno da ideia de “mistério”, algo “inexplicável”, construído através do seu processo como autor.
Estes são alguns pontos descritivos do todo o que é a paleta mental e processual do que será apresentado neste 4º momento do projecto APNEIA.