ABORDAGEM Á FELTRAGEM 14/09

ABORDAGEM Á FELTRAGEM E A SUA INTERCEPÇÃO COM O DESENHO E AS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO – Artista Isabel Quaresma - Esta oficina pretende explorar as intersecções entre desenho, têxtil e as técnicas de impressão. Inicia-se com uma pequena apresentação teórica, com recurso a imagens e a alguns textos, prosseguindo depois para demonstrações práticas.

De 26 de Setembro a 27 de Outubro

Finalidades / Conteúdos

Este curso pretende explorar as intersecções entre desenho, têxtil e as técnicas de impressão. Inicia-se com uma pequena apresentação teórica, com recurso a imagens e a alguns textos, prosseguindo depois para demonstrações práticas.
Os processos têxteis ancoram narrativas tão antigas quanto a História da Humanidade:
- Fios, teias, tramas e os processos que lhe estão associados constituem uma base prática e conceptual para o desenvolvimento de um trabalho, onde o têxtil intervém como uma linguagem de investigação criativa.
Neste workshop, iremos construir um objecto artístico têxtil, através de um processo ancestral de feltragem, para o usar como suporte para o desenho, para a estampagem, e para a aplicação de pontos ou bordados. Construindo assim, um objeto artístico têxtil que pode ser apresentado como desenho.

Objectivos da aprendizagem

- Aprender a feltrar, por um processo ancestral, as fibras de lã - velo
- Aprender a ligar esse têxtil a outras fibras naturais, como a seda.
- Fazer relevos no feltro por dobagens e pespontos.
- Estampar e desenhar sobre este “novo” suporte.
- Tingir por reserva.
- Apreender a relacionar a linha física do bordado ou pesponto, com a linha desenhada.
- Desenvolver a sensibilidade para a visualidade háptica; a importância do tacto na construção visual.

Duração: 30 horas em sessões de 3horas
Horário : Segundas e Quintas – 26/09 a 27/10 – das 18 às 21horas - horário pós-laboral.
Materiais: - Materiais de desenho que usam habitualmente; Tesoura; Restante material incluído na oficina;

Preço: 185€ - sócios €165 

 

Isabel Quaresma nasceu em Lamego, vive e trabalha no Porto.
Iniciou os seus estudos com o Curso de Design de Moda no Citex (1986) onde posteriormente
lecionou a disciplina de Design de Moda e desempenhou funções de assistente de coordenação do curso ( 1987-1996). Em Florença fez uma pós-graduação em Desenho Têxtil na vertente de tecelagem na Academia de Moda de Florença (1990).
Durante alguns anos desenvolveu uma forte atividade no âmbito do design têxtil e de moda. Recentemente foi convidada a participar na Contextile 2016 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea.
É licenciada em Artes Plásticas no Ramo de Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2011), onde concluiu o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (2014), com a tese, “Por um fio- Intersecções entre desenho, têxtil e corpo numa prática artística”.
Atualmente o seu trabalho desenvolve-se entre arte e design, intersectando pintura, desenho, têxtil e vídeo. Interessando-lhe sobretudo, trabalhar nos espaços intersticiais entre as práticas contemporâneas do desenho e do têxtil. Expõe regularmente como artista plástica desde 2002.