ESPECTÁCULO 'DE PASSAGEM' 02/07

Estreia
3.Julho.2014 | 19h45
Jardim da Árvore

«A Direcção da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas tem o maior prazer nesta parceria com o Ensemble – Sociedade de Actores, apresentando para os seus sócios e amigos o espectáculo De Passagem, peça de Luísa Costa Gomes, com encenação e cenografia de Jorge Pinto.
Tirando partido do jardim da Árvore e da proximidade do Jardim das Virtudes, rico em espécies vegetais, em que a veneranda ginkgo biloba vai conceder às preocupações do Grupo de criação de atmosferas um clima especial.
Sendo uma das mais belas paisagens da cidade, jardim da casa de antiquíssima família, os Pinto de Meireles, que hoje, e desde 1963, é sede da Cooperativa Árvore, é igualmente lugar de memória do excepcional jardineiro que foi José Marques Loureiro.
Desde a sua fundação que a Árvore sempre acolheu o Teatro na sua programação, em parcerias com vários grupos, realizando espectáculos, cedendo instalações ou não tivéssemos tido como director um homem do teatro, cenógrafo de excepção que é o Escultor José Rodrigues.
É com o maior gosto que nos associamos a este espectáculo, desejando que seja o início de muitos outros.»
Manuela de Abreu Lima
Departamento de Acções Culturais
Porto, Junho 2014


Sinopse
O jovem ROBERTO tirou um ano para ver o mundo. Viagem iniciática, naquela tradição perdida do Grand Tour romântico. Vai de bicicleta, de mochila às costas, sem rumo, desenhando paisagens aquáticas onde as encontra. Quando chega ao topo de uma montanha, no ermo, encontra ANTÓNIO, que nele se retirou, em conflito com a Natureza circundante. Roberto apercebe-se, ao cair dessa noite, que lhe roubaram a mochila com tudo o que ele tinha. Dividido entre procurar os seus bens e deixá-los seguir caminho, decide passar a noite em casa de António. Pelas mesmas pitorescas montanhas deambulam, pedestres, dois cavalheiros, AUGUSTO e DOMINGOS, cuja generosidade raia os limites da loucura. Pelas serranias floridas anda, também, MARIA RITA, com o seu filho e marido, procurando (mas não excessivamente) o pai desaparecido. Há, ainda, os ROMANIS, que parecem estar por todo o lado e “roubam e trocam e vendem e vendem e trocam e roubam”. Ao estilo cuidado, subtil e maravilhosamente divertido de Luísa Costa Gomes DE PASSAGEM revela uma pluralidade de novas significações e sentidos para o acto da espera e de passagem por isto a que chamamos vida.


Ficha técnica
Autor: Luísa Costa Gomes
Encenação: Jorge Pinto
Figurinos: Cátia Barros
Direcção musical: Ricardo Pinto
Assistente de encenação: Vânia Mendes
Assistente de produção: Júlia Rodrigues
Interpretação: António Parra, João Castro, Luís Araújo, Jorge Pinto, Emília Silvestre, Rafael Pereira, Cristóvão Lopes, Débora Pinto, Raquel Cunha, Vitor M. de Sousa, Sara Correia

Duração do espectáculo: 1h25


Sábado, 19 de Julho às 17h00 na Árvore
Masterclass
DE PASSAGEM
“As particularidades da construção do texto e do espectáculo”
com Luísa Costa Gomes e Jorge Pinto.


Em cena até dia 20 de Julho, de quinta a domingo, sempre às 19h45.

Preço bilhetes:
Público em geral: € 5,00
Sócios da Árvore: € 3,00