HÁ SOMBRAS NA ÁRVORE - INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA ANALÓGICA 30/09

HÁ SOMBRAS NA ÁRVORE
workshops de fotografia e cinema
pela Casa da Imagem na Cooperativa Árvore

Para o ano letivo de 2016/17 a Árvore propõe um conjunto de Formações e Oficinas Artísticas a dinamizar em colaboração com a Casa da Imagem.
A Casa da Imagem trabalha no cruzamento da arte com a educação. A sua atividade parte da preservação de um Arquivo Fotográfico a partir do qual estabelece múltiplas ligações que o afirmam enquanto objeto vivo de experiência contemporânea. Pela Casa têm passado artistas, professores, investigadores, educadores, alunos, vizinhos, pelo saber e pela prática de múltiplos sentidos da imagem.
Ao longo do próximo ano, a Casa da Imagem partilhará na Árvore as suas visões e experiências em torno da produção de imagens, revelando as suas histórias através das técnicas tradicionais e alternativas da fotografia e do cinema.
A partir do conhecimento, investigação e trabalho educativo nas áreas da Fotografia, Cinema de Animação e Cinema, a Casa da Imagem propõe uma programação anual constituída por oficinas pontuais e anuais, orientadas para diferentes públicos - infantil, juvenil e adulto.
A programação para jovens e adultos está composta por oficinas pontuais que promovem diferentes aproximações à fotografia analógica a preto e branco: formações de iniciação, oficinas que misturam diferentes técnicas (cerâmica e fotografia) e um ciclo de fotografia alternativa (caffenol, papel salgado e albumina).
As famílias poderão celebrar o Dia da Pinhole, num momento que permitirá fruir o jardim e captar a magia das imagens de luz.
Com o público infantil e juvenil, a Casa da Imagem propõe a criação de um grupo de realizadores, uma atividade mais prolongada no tempo que contará com a participação diversos formadores e artistas convidados para criar pequenos filmes curtos.
E a primeira oficina é já em Outubro e pode inscrever-se a partir de agora e até 10 de Outubro!

INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA ANALÓGICA
Em plena ascensão da imagem digital propomos uma Formação em Fotografia Analógica.
Compreender a magia da formação da imagem de luz, as suas componentes físicas e químicas e os processos de fazer surgir as imagens por processos foto¬sensíveis, são conhecimentos que, apesar de pertencerem ao passado, são tão intemporais quanto a própria luz.
Quando fotografamos em película (analógico), produzimos imagens físicas com capacidade de permanecer “à mão” por muitos anos.
Esta formação será dividida em dois módulos; no módulo 1 – teórico, iremos abor¬dar um pouco sobre a História da Fotografia, os diferentes processos fotográficos com especial foco na fotografia a preto e branco e na película. Como manusear uma câmara analógica de 35mm e todos os seus componentes. No módulo 2 – prático, iremos por em prática o que se aprendeu com uma saída de campo, posterior reve¬lação das películas de ampliação de negativos em papel fotográfico em laboratório.
Formador: Cláudia Gaspar (Fotógrafa e Técnica de Conservação Fotográfica)

Data: De 20 a 23 de Outubro de 2016
Data Limite para inscrição: 15 de Outubro
Duração: 11 horas / 2 módulos de 4 sessões
Horário:
1ª Sessão_20/10/2016_Pós-Laboral 20h-22h
2ª Sessão_21/10/2016_ Pós-Laboral 20h00-22h00
3ª Sessão_ 22/10/2016_ 10h00-12h00 e 13h30-15h30
4ª Sessão_23/10/2016_ 10h00-13h00
Público: >16 anos – Destina-se ao público geral que pretenda dar os primeiros passos na fotografia analógica a preto e branco ou até aprofundar alguns conhecimentos. Trabalhar com a câmara analógica e película PB, aprender a fazer a revelação e ampliação.
Participantes: Entre 8 a 12 participantes.
Preço: €45 público em geral; €40 sócios da Árvore
Inscrições para: Filipa Ferreira – dep.cursos@arvorecoop.pt ou 222 076 028