SÉRGIO VALENTE, UM FOTÓGRAFO NA REVOLUÇÃO 22/07

O Museu do Aljube acolhe a partir da próxima 4ª feira, dia 27 de Julho, a exposição “Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução”.
Realizada em torno da obra do fotógrafo portuense Sérgio Valente, a exposição retrata, em 40 fotografias, aspectos do processo de desenvolvimento e refluxo revolucionário no Porto, percorrendo os itinerários políticos na cidade até ao ano de 1982 e terminando, com a cobertura pelo fotógrafo, dos trágicos acontecimentos de 1º de Maio desse ano que culminaram na morte de dois jovens manifestantes em recontros com a Polícia de Intervenção de Lisboa.


A exposição, realizada com o apoio das Edições Afrontamento e do Centro Português de Fotografia, foi apresentada no Porto, na Cooperativa Árvore, em Novembro de 2015, e tem origem na publicação do álbum “Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução”. Com texto de Rui Pereira, investigador do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e prefácio do historiador Manuel Loff, o livro, composto por cerca de meio milhar de imagens da autoria de Sérgio Valente, dá seguimento a uma primeira publicação sobre a obra do fotógrafo, “Sérgio Valente, um fotógrafo na oposição” (Ed. Afrontamento, 2010), ele mesmo activista político, três vezes detido pela PIDE. Nesse volume é amplamente documentada a actividade oposicionista na cidade do Porto durante os anos 1960 até ao 25 de Abril de 1974, parte de cujo espólio aparece, agora, recuperado nas páginas iniciais deste segundo volume. Destacava-se nessa primeira obra aquela que é até aos nossos dias, a mais completa e detalhada cobertura fotográfica do Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973, na cidade de Aveiro.


Para além dessa memória, a presente obra e a exposição que a complementa, documentam um vasto número de acontecimentos e seus protagonistas que a objectiva de Sérgio Valente foi captando entre os anos de 1974 e 1982, na cidade do Porto.


Título da Exposição: Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução
Local: Museu do Aljube – Resistência e Liberdade
Rua de Augusto Rosa, 42
1100-059 Lisboa
Tel.218172401
Datas: 27 de Julho a 16 de Outubro de 2016
Inauguração: 27 de Julho às 18h00