WORKSHOP A JORNADA DO HERÓI - (CICLO DE ARTE - TERAPIA) 06/05

A arte relaciona harmoniosamente a realidade e a fantasia, o mundo interno e o externo, dando voz e visibilidade a nossos conteúdos simbólicos, com os quais podemos então dialogar e nos quais podemos nos espelhar, propiciando o auto-conhecimento e o desenvolvimento da personalidade.
A Arteterapia integra os conhecimentos advindos da Psicologia às atividades artísticas, trabalhando com o potencial terapêutico, pedagógico e de crescimento pessoal contido em todas as formas de Arte, utilizando-se de técnicas expressivas e vivenciais (desenho e pintura, colagem, modelagem e escultura, dramatização, contar histórias, música, dança e expressão corporal, relaxamento e visualização criativa, entre outros) para facilitar o reconhecimento e desenvolvimento de potenciais, o tratamento do sofrimento psíquico, o auto-conhecimento, treinamentos, dinâmicas de grupo, etc..

Workshop
A JORNADA DO HERÓI:
O caminho da Arte-Terapia no acesso a tesouros internos

“Seu caminho, cada um o terá que descobrir por si. Descobrirá, caminhando (...) Andando, o indivíduo configura o seu caminhar. Cria formas, dentro de si e em redor de si. E assim como na arte o artista se procura nas formas da imagem criada, cada indivíduo se procura nas formas do seu fazer, nas formas do seu viver. Chegará a seu destino. Encontrando, saberá o que buscou." (Fayga Ostrower)

Nesse workshop, vivencial e teórico, abordaremos os passos da Jornada do Herói, presentes nos mitos e contos de fadas de diferentes origens, como um mapa para pensarmos a nossa caminhada pela existência e seus desafios. Ao longo da nossa vida, somos chamados a empreender jornadas que nos conduzem ao desenvolvimento pleno de nossos potenciais. Durante esse percurso, atravessamos crises, corremos riscos, enfrentamos o medo da desaprovação, lidamos com incertezas e aprendemos a estar abertos ao novo que nos espera com suas dádivas, prenunciando colheitas que poderão ser compartilhadas com o mundo.A criança e o artista, bem como o ser humano, ao exercer o seu potencial criador, encontram no reino do imaginário as sementes de novas possibilidades existenciais, desenvolvendo e multiplicando recursos que assim são disponibilizados para a vida, enriquecendo-a.
Como instrumento para este mergulho interno a que nos propomos, integraremos um novo suporte, que servirá como fio condutor para os trabalhos criados. Trata-se de uma caixa desenvolvida a partir da instalação de Arte premiada na Bienal Internacional do Montijo (2008), intitulada ”O caminho da Verdade”, da autoria da artista Cristina Poppe. A caixa contém imagens de 85 pés em gesso pintados à mão, representando 85 diferentes sentimentos. As cartas funcionam como ferramenta de visualização interior.

Condições
Professoras: Patrícia Pinna Bernardo e Cristina Poppe
Data: Terça-feira, dia 24-05-2016 (terça-feira)
Horário: das 18.00h às 21.30
Duração: 3h30 horas
Preço: 40€ n/sócios – 35€ sócios

Inscrições até 17 de Maio – mínimo 6 máximo 20 participantes

Filipa Ferreira - 222 076 028
dep.cursos@arvorecoop.pt