A ARTE DO CONFLITO
“Aqueles que, sem o saber, estão a salvar o mundo”
9 de maio a 15 de dezembro de 2024
Local da exposição:
Tribunal da Relação do Porto
Palácio da Justiça do Porto
Campo dos Mártires da Pátria
4099-012 Porto
“Aqueles que, sem o saber, estão a salvar o mundo” – tendo por base esta frase do poema icónico de Jorge Luis Borges “Os Justos”, a convite do Tribunal da Relação do Porto, a Cooperativa Árvore organiza uma grande exposição nas instalações do Tribunal, a que deu o título “A Arte do Conflito”. Nela e através de 24 obras, 21 artistas expressam as suas reflexões sobre o papel dos tribunais numa sociedade onde, inevitavelmente, os conflitos fazem parte do dia a dia.
Porque, como escreve no prefácio do catálogo da exposição José Igreja Matos, presidente do Tribunal da Relação do Porto, «Perante a inevitabilidade, a escolha decisiva faz-se no modo como lidamos com a discórdia. Apenas três hipóteses se perfilam: pelo diálogo aberto e plural; pelo recurso a um terceiro imparcial, o juiz, num quadro de um amplo contraditório, na procura da solução concreta mais justa e equitativa ou, alternativa irracional, indesejada, através da violência, da divisão, onde sempre impera a lei do mais forte.» Em homenagem aos Justos, unindo a arte ao conflito, a presente exposição representa, também, uma oportunidade de celebrar a recente abertura do Museu do Conflito.
A exposição “A Arte do Conflito” está patente no Tribunal da Relação do Porto, entre os dias 9 de maio e 15 de dezembro de 2024.
Artistas participantes:
- Acácio de Carvalho
- Alberto Péssimo
- Ana Torrie
- Benedita Kendall
- Diana Costa
- Domingos Loureiro
- Emerenciano
- Evelina Oliveira
- Filipe Rodrigues
- Humberto Nelson
- Jas
- Joana Rêgo
- José Emídio
- Manuela Pimental
- Mário Bismarck
- Nettie Bunett
- Paulo Neves
- Rute Rosas
- Susana Bravo
- Teresa Gil
- Zulmiro de Carvalho