voltar

Oriente Nas Virtudes – Exposições

de 19/08/2021 a 04/09/2021

Exposição Coletiva Oriente nas Virtudes – Sala 1

Organização – Cooperativa Árvore

Exposição coletiva Oriente nas Virtudes, obras de pintura, fotografia, cerâmica e vídeo, com a participação de artistas orientais e não orientais com uma forte identidade e ligação ao oriente no trabalho criativo que desenvolvem:

Mami Higushi, Izumi Veda Yuu, Teresa Pacheco, Alexandre Marreiros, ELuna Cheong, Tang Kuok Ho, Lai Sio Kit, Yan Bei e João Carqueijeiro

Exposição Efémera de Inês Carvalho Matos: Vídeo do projecto de Investigação Encontrar Portugal no Japão – dia 26 Agosto às 15h00.
.
.
.
Exposição Omocha. Brinquedos Rituais Japoneses
– Sala 2

Organização – Fundação do Oriente – Museu

Nenhum país do mundo iguala o Japão na produção de brinquedos, seja em quantidade, diversidade ou riqueza. Não existe, nas línguas ocidentais, tradução exacta da palavra omocha, que quase sempre traduzimos por brinquedo. A tradução é, contudo, enganadora. Estes objectos destinam-se a crianças, mas também a adultos. Omocha também significa objecto tradicional que, embora com uma função lúdica, representa divindades, monstros, seres lendários, homens ou animais, saídos do folclore, dos rituais e da arte populares, e está sobretudo ligado a crenças religiosas, de origem xintoísta e budista … (Concebidos a partir de materiais tão diversos como a madeira, argila, pedra, papel, palha ou tecido, reúnem tradições estéticas e técnicas, e revelam-nos as identidades social e religiosa dos japoneses.( …)).
.
.
.

Exposição de Cartazes de Propaganda Chinesa
– Sala 3

Organização – Fundação do Oriente – Museu

A Exposição de Cartazes da Propaganda Chinesa, fazem parte do acervo do Museu do Oriente, produzidos entre 1959 e 1981, constituem um documento histórico do período que vai do Grande Salto em Frente e da criação das Comunas Populares ao fim da Revolução Cultural. Selecionados de um total de 200 ilustram os temas mais correntemente abordados à época (…)
.
.
.
A Cooperativa Árvore, vai realizar na cidade do Porto, a primeira edição do projeto Oriente nas Virtudes.
A realização deste projecto, contempla fundamentalmente a criação de ofertas culturais diferenciadores, no interesse pela diversidade através da realização de um conjunto de iniciativas que possibilitem a divulgação da cultura e conhecimento da sociedade oriental na cidade do Porto.
Esta iniciativa resulta também do protocolo de colaboração entre a Cooperativa Árvore e a Fundação do Oriente – Museu, que desde o primeiro contacto acolheu de forma entusiasta a sua colaboração e participação neste projecto. Perspetivamos um futuro de realizações em novos projectos de parceria e cooperação com grande relevância multicultural entre as duas instituições.

Cooperativa Árvore © 2019. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade