O Prémio Residência Árvore foi instituído em 2019 e destina-se à promoção da Cerâmica como uma linguagem autónoma de criação artística contemporânea. Um dos objectivos desta iniciativa é apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação dos artistas plásticos nesta área.
Em 2020 foi atribuído o Prémio Residência Artistica – JUSTMAD que nas suas edições tem um programa de residências artísticas direcionadas para a criação artística. Assim, após reunião com os elementos da direcção da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL e com Semíramis Gonzalez, directora artística da feira de arte contemporânea JUSTMAD, que de decorreu no passado mês de Fevereiro em Madrid, os mesmos deliberaram premiar a artista francesa Louise Frydman.
Apesar do contexto em que vivemos, é com muita satisfação que acolhemos a artista selecionada Louise Frydman na nossa instituição para a residência artística na Oficina de Cerâmica, a partir do dia 21 de Setembro e até ao dia 3 de Outubro de 2020 com o nosso mestre da cerâmica Pedro Gil, e também com o apoio dos colaboradores da Árvore do departamento de actividades artísticas.
As peças produzidas na realização da residência artística, farão parte da exposição individual da artista nas salas 2 e 3 da Árvore do dia 10 a 31 de Outubro de 2020.
Biografia (resumo)
Louise Frydman ,nasceu em Paris em 1989.
Formação pela ESAG – Peninghen em 2012 e em fotografia do Internacional Center of Fhotography de Nova York em 2013.
Esta jovem artista multidisciplinar, desenvolve o seu trabalho em cerâmica, mas também em papel este material é que a leva ao uso do barro, que se tornou o material preferido pela artista.
Memória descritiva – Louise Frydman
Pensando bem, gostaria de voltar minha atenção para esta residência para os Azulejos do Porto. Gostaria de contornar esse tema tão inspirador e relacionado à arquitetura da cidade. Minha intenção seria criar telhas em volume, como baixos relevos, inspiradas nas formas e desenhos existentes nas fachadas das casas portuguesas.
Eu gostaria de aprender a técnica de telhas enquanto integrava minha maneira de fazer as coisas. Nesse sentido, eu gostaria de trabalhar apenas em esmaltes brancos. Companheiros, cetim, faíscas… e focar em formas e volumes.
Para a exposição, gostaria de poder apresentar uma grande composição de azulejos em uma parede. Vou entrar no meu pensamento e enviar-lhe um arquivo bem trabalhado no verão. Espero que esteja atraído por esse projeto inicial.