30 de agosto a 20 de setembro de 2025
FLUIDITY / FLUIDEZ / ТЕКУЧЕСТЬ
Helen Ivashkin
Exposição do Programa Artistas Cooperadores
Sala 3
Helen Ivashkin é uma artista nascida em Moscovo. Em 2022, em resposta à invasão russa da Ucrânia, tomou a decisão de se mudar para Portugal.
Grande parte da sua formação centrou-se na ornamentação, estilização e busca da imagem ou metáfora, interessando-se por capturar o caráter, a emoção e encontrar uma forma poética de retratar o que a rodeia.
A natureza da aguarela leva-a a abraçar a intuição e a espontaneidade no seu processo. A sua compreensão da cor liberta-a para experimentar, encurtando a distância entre o impulso e a pincelada. Ao longo dos anos desenvolveu uma técnica mista que lhe permite uma exploração contínua.
Apresentou pela primeira vez esta técnica em Moscovo (2019) – período representado em FLUIDITY, a par de obras mais recentes, após a mudança para Portugal.
Seis anos separam estas duas exposições — marcados por obstáculos, dificuldades e turbulência emocional.
Durante a sua mudança, começa a explorar Portugal — procurando novos motivos visuais mais familiares à cultura portuguesa. Começa a pintar peixes. Na série Birds, os corvos deram lugar a pavões e galos. Presta especial atenção aos olhos — por trás de cada figura há uma presença humana, um personagem, uma emoção.
O título FLUIDITY / FLUIDEZ / ТЕКУЧЕСТЬ reúne a essência da aguarela — onde os movimentos da água e do pigmento nunca estão totalmente sob controlo — e a substância do tempo, da emoção e do mundo em que vivemos. É uma ilusão pensar que alguma coisa é fixa ou estável. O universo está em constante movimento e mudança.
Biografia
Helen Ivashkin é uma artista multidisciplinar com formação em artes aplicadas pela Academia Têxtil de Moscovo (1988). O início da sua carreira esteve ligado ao design de moda e têxtil, incluindo funções curatoriais e educativas no Centro de Moda de Moscovo, onde colaborou com designers regionais e ministrou palestras focadas em design.
Com vasta experiência em tecidos decorativos e fornecimento internacional de têxteis, Helen fez a transição para o design de interiores, trabalhando ao lado de um arquiteto. Em 2019, a Artifact Gallery, em Moscovo, acolheu a sua exposição individual, onde uma série de 100 pássaros foi combinada com o poema “The Appearance of a Hero”, do poeta conceptualista russo Lev Rubinstein.
As suas obras fazem parte de coleções particulares na Austrália, EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia e Portugal, e são representadas por galerias como a Givievechy (Moscovo) e a Cooperativa Artística Árvore (Porto).



