DIÁLOGO EM ARTES
Clementina Almeida de Moura | Fernanda Nobre | Manuela Neto | Rosário Roque
Exposição coletiva – 14 setembro a 4 de outubro – Salas 2 e 3
Esta exposição mostra obras de pintura e escultura de quatro artistas plásticas de diferentes áreas geográficas e vivências, com diferentes sensibilidades e propostas estéticas, mas que tornam possível o diálogo que norteou a criação destes trabalhos, pois refletem leituras semelhantes acerca da situação atual da arte.
Ela é uma espécie de respiração da vida mental, é a imagem de um universo em busca da verdade interior.
A figura humana é o motivo maior da escultura, pelas possibilidades expressivas e plásticas.
O mundo visual conta muito: o vocabulário, o ritmo e o pulsar do coração, são uma constante.
Imagino e a pintura surge… é esta sensação de fazer parte de um lugar magnífico onde tudo é possível.
Não há um “Eu” sem o que é exterior.
Clementina Almeida de Moura
É natural do Porto e reside na Bélgica. É diplomada em Pintura pela Escola de Artes Decorativas António Arroio, Lisboa, e licenciada em Artes Plásticas-Pintura pela ESBAL, Faculdade de Belas Artes, Lisboa.
Participou em numerosas exposições individuais e coletivas na Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França, Itália, Países Baixos e Portugal. Está representada em várias publicações e foi premiada em diversas exposições.
Fernanda Nobre
É natural de Pernes e reside no Porto. É licenciada em Escultura pelas Escolas Superiores de Belas Artes de Lisboa e do Porto, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Lecionou na área das Artes e encontra-se aposentada. É autora de livros didáticos. Tem executado trabalhos em barro, gesso e madeira – alguns passados a gesso –, betão ou a bronze, estes na posse de particulares.
Participou em exposições em Lisboa, Paris, Porto, Lordelo, Roma e várias on-line.
Manuela Neto
É natural de Paredes de Viadores e reside no Porto. Tem o curso superior de Pintura pela ESBAL. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, com viagens de estudo a Paris e a Londres.
Participou em diversas exposições coletivas no Porto, Lisboa, Estoril, Vila Nova de Famalicão.
Durante o seu percurso de professora no ensino secundário, dedicou-se à pintura, participando em várias exposições coletivas e individuais no Porto, Paredes, Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque. Aposentada do ensino secundário, continua a dedicar-se à pintura.
Rosário Roque
É natural de Vila Flor, Trás-os-Montes, e reside no Porto. É licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Lecionou o 3.º Ciclo e Ensino Secundário e, atualmente, encontra-se aposentada.
Participou em várias exposições individuais e coletivas em Portugal, Itália e Espanha. Algumas das suas obras de pintura estão patentes em documentos públicos, tendo recebido alguns prémios.