voltar

Poemas Tangerinos – 9 a 19 de julho de 2025

9 a 19 de julho de 2025

Poemas Tangerinos

Helena Mancelos

Exposição de ilustrações

 

12 de julho – 16h30

Apresentação do livro Poemas Tangerinos de João Pedro Mésseder com ilustração de Helena Mancelos

Sala 3

 

 

As ilustrações que apresentadas dialogam profundamente com cada verso e cada sílaba dos poemas de João Pedro Mésseder, do livro Poemas Tangerinos. São desenhos plenos de silêncio, vida e cor, que nasceram no isolamento da pandemia e que lançaram o mote para o nascimento do próprio livro.

A leveza da aguarela liberta-se em cada traço, em cada gesto. E, assim, são tecidos diálogos com a beleza e a singeleza dos versos do autor, conversas repletas de energia, vitalidade e leveza.

No silêncio, Helena Mancelos percorre cada ramo, cada folha, cada tangerina.  Reencontra-se, conecta-se com o silêncio das coisas — e com o ritmo vibrante e sereno da natureza, que nasce devagar, repleto de harmonia.

Na partilha com cada palavra — que, como o próprio poeta refere, brinca com “poesia, jogo e canto” — redescobre-se. Redescobre a criança singela e leve que conhece o princípio das coisas.

 

BIOGRAFIA:

Helena Mancelos nasceu no Porto.

Licenciada em “Professor de 1º ciclo – Ensino Básico”  Escola Superior de Educação do Porto e “Artes plásticas – Pintura”, Faculdade de Belas Artes do Porto. Pós graduação em “Aplicações Institucionais e Pedagógicas da Arte-Terapia” pela SPAT.

Em Portugal trabalhou em numerosos contextos como diversas escolas do Porto e Vila Nova de Gaia e em serviços educativos da Biblioteca Almeida Garret, Cooperativa Árvore ou Galeria Municipal do Porto.

É, também, ilustradora e artista plástica. Ilustrou o livro de João Pedro Mésseder “Poemas Tangerinos” que integra a lista do Plano Nacional de Leitura de 2021. Ilustrou o livro “Cancioneiro das Flores”, um projeto da Novaterra, dirigido por Ana Maria Pinto e com poesia de António Oliveira.

Co-criadora de um grupo de teatro para crianças “Colibri” que concilia pintura com teatro e poesia; Co-autora de peças de teatro onde foi responsável pelo desenho de cena e ilustração, entre elas: “Gira Sol” a partir da obra “Breviário do Sol” de Francisco Duarte Mangas e João Pedro Mésseder  e  “A Menina do Mar” uma adaptação da obra de Sophia de Mello Breyner, em alemão.

Viveu em Berlim entre 2018 e 2020, onde recebeu duas bolsas de um prestigioso programa “Berliner ProjektFonds Kulturelle Bilung ” para realização de oficinas de apoio a crianças refugiadas, através do teatro, da pintura e do desenho. Uma das oficinas traduziu-se num bonito projeto intitulado “Where is ZuHause” (“Onde é a Casa”). Em Berlim trabalhou, um ano, num museu “Labirinth Kinder Museum” desenvolvendo trabalho pedagógico e lúdico com crianças alemãs. Concebeu e criou oficinas semanais para o projeto “Habito o Mundo” no âmbito da iniciativa Partis & Art For Change (2ªedição) da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa.

 

Cooperativa Árvore © 2024. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade