O Lado Oculto da investigação – Terças-Feiras Com Arte

O Lado Oculto da investigação – Terças-Feiras Com Arte
📆 20 de Abril 2021
🕒 18h00
📍 (online)
Cláudia Garradas
𝗔 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗖ÇÃ𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗥𝗧𝗘 𝗗𝗔 𝗙𝗔𝗖𝗨𝗟𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗘 𝗕𝗘𝗟𝗔𝗦 𝗔𝗥𝗧𝗘𝗦 𝗗𝗔 𝗨𝗡𝗜𝗩𝗘𝗥𝗦𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗢 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢: 𝗚É𝗡𝗘𝗦𝗘 𝗘 𝗛𝗜𝗦𝗧Ó𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗘 𝗨𝗠𝗔 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗖ÇÃ𝗢 𝗨𝗡𝗜𝗩𝗘𝗥𝗦𝗜𝗧Á𝗥𝗜𝗔
Tese de Mestrado
Orientação: Professora Doutora Lúcia Almeida Matos (FBAUP)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
𝐒𝐢𝐧𝐨𝐩𝐬𝐞:
A Coleção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto foi o elemento comum de um percurso académico e profissional que se começou a desenhar ainda na Escola Secundaria Soares dos Reis. Foi enquanto estudante de um curso profissional daquela escola artística que surgiu a paixão pelos museus e a determinação de seguir um curso de história da arte, já com vista a procura de funções num museu de arte.
O estudo desta coleção, feito diariamente no cumprimento das diferentes tarefas do Museu, e que entre outras incluía o estudo dos artistas, a história do ensino artístico na cidade do Porto e no País, a reinterpretação e utilização da coleção como instrumento de ensino ia ganhando corpo. O levantamento documental feito no arquivo da FBAUP, o estudo de fontes secundarias e algumas conversas informais traçavam um caminho impossível de ignorar. A decisão de fazer uma tese de Mestrado em Museologia sobre esta coleção de arte impôs-se de forma natural.
Coordenação Científica (InED-FCT /ESE- P.Porto): Maria de Fátima Lambert

Cooperativa Árvore © 2019. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade