voltar

A Árvore das Palavras – Teolinda Gersão – 40 Anos de Vida Literária

No âmbito da parceria mantida com o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – Universidade de Lisboa, Pólo do Porto), a Cooperativa Árvore associa-se às comemorações internacionais dos 40 anos de vida literária de Teolinda Gersão (1981-2021), desenvolvendo actividades em que as diferentes expressões artísticas interagem em torno da obra da escritora.
No dia 16 de Abril será inaugurada a exposição A Árvore das Palavras (título de um romance da autora – 1997; 2018); 18 artistas plásticos enroupam noutras linguagens a obra literária teolindiana. Os trabalhos expostos são acompanhados de um aparato paratextual enformado por olhares críticos. No início da cerimónia, um especialista proferirá breves palavras sobre a autora e a sua produção.
Assim, convidamos para a inauguração da exposição A Árvore das Palavras, em que as obras plásticas de 17 artistas – Afonso Pinhão Ferreira, Antónia Gomes, Celeste Ferreira, Do Carmo Vieira, Florentina Resende, Henrique do Vale, Irene Gonçalves, Eduarda Ferreira, Isabel Patim, Isabel Saraiva, José Barrias, José Emídio, José Rosinhas, Júlia Pintão, Luísa Gonçalves, Manuela Mendes da Silva e Rosa Bela Cruz – dialogam com romances da autora.
Programa – 16 de abril de 2021
17h30m – Boas vindas pelo Presidente da Direção da Árvore, José Emídio
17h40m – Apresentação de Teolinda Gersão por Isabel Ponce de Leão
17h50m – Reflexão sobre a obra – Maria do Carmo Mendes
18h15m – Visita guiada à exposição
A exposição estará aberta ao público de 16 de Abril a 8 de Maio, prevendo-se visitas guiadas em pequenos grupos com marcação prévia.
A exposição, com curadoria de Isabel Ponce de Leão e coordenação de Fátima Luz, encerra a 8 de Maio.

Cooperativa Árvore © 2019. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade