Peregrinos da Memória
Terça-feira, 1 de outubro de 2024, 17h30
Mesa-redonda com Beatriz Albuquerque, José Rui Teixeira, Levi Guerra e Né Barros, com moderação de Fátima Lambert.
A mesa-redonda “Peregrinos da Memória” tem como objetivo explorar a jornada da migração contemporânea sob a perspetiva da memória e da identidade. A discussão abordará o impacto da migração nas identidades individuais, o encontro com a diversidade e o diálogo entre as experiências passadas e as novas vivências em diferentes locais. Ao visitar, estudar e morar em terras em que não nasceram, eles encarnam a essência da peregrinação moderna, trazendo à tona questionamentos fundamentais acerca da herança cultural, da adaptação e da construção e partilha de novos conhecimentos. A conversa destacará como os oradores carregam histórias, tradições e memórias, revitalizando-as em novos contextos. Além disso, serão levantados questionamentos sobre herança cultural, adaptação e a construção e partilha de novos conhecimentos.
Com a participação de ilustres oradores, este evento irá mergulhar nas profundezas da experiência migratória, examinando a maneira como os indivíduos carregam com si as histórias, as tradições e as memórias do passado, trazendo-as a vida em novos terrenos. Cada orador tem um percurso singular no universo da migração contemporânea. Reúnem-se para compartilhar reflexões e testemunhos das suas vivências em torno da peregrinação em busca de novos horizontes lá fora. Durante o evento, os participantes serão convidados a acompanhar as narrativas destes peregrinos, as palavras fluirão com a paixão e a sabedoria que somente a experiência adquire. A conversa desenvolver-se-á em torno do impacto dessa jornada nas nossas identidades, no encontro com a diversidade e no diálogo contínuo entre o que trazemos e o que adquirimos em cada local. No final do evento, haverá tempo para perguntas e troca de ideias com o público, permitindo que cada um compartilhe as suas histórias e opiniões. A conversa será um verdadeiro banquete de saberes, que irá deleitar e enriquecer o espírito dos participantes.
Biografias dos oradores
Beatriz Albuquerque é artista/performer, professora e investigadora. Tem o Doutoramento pela Columbia University em Nova Iorque com uma Bolsa FCT e com uma Bolsa Fulbright/FLAD. Concluiu a Licenciatura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Master of Fine Arts no The School of the Art Institute of Chicago. Foi galardoada com vários prémios e menções como o Myers Art Award pela Columbia University, Nova Iorque assim como, o Prémio Revelação pela 17.ª Bienal de Cerveira, em Portugal, e o Prémio de Performance Ambient Series, PAC/edge Performance Festival, Chicago.
José Rui Teixeira (Porto, 1974) é professor e investigador. Estudou Teologia (licenciatura) na UCP, Filosofia (mestrado) e Literatura (doutoramento) na FLUP. É diretor de Sophia, na UCP Porto. Tem colaborado com centros de investigação, cátedras e institutos europeus e sul-americanos, integrando projetos, pronunciando conferências e publicando uma ensaística que coloca em diálogo as suas áreas de formação e interesse científico: teologia, filosofia, literatura e arte, antropologia e história da cultura e das religiões. É diretor pedagógico do Colégio Luso-Francês, editor e poeta.
Levi Guerra nasceu em Águeda. Médico e Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, reformado de Diretor de Serviço do Hospital de São João e ex-Diretor deste hospital. Prémio Nacional de Medicina de 2013, “fellow”do American College of Physicians, Sócio Honorário das SPMI e da SPN nacionais e da Sociedade Americana de Nefrologia (ASN); cofundador da Sociedade Europeia da Medicina Interna. Primeira Exposição de pintura em 1984 e mais cerca de quarenta outras, pelo País. Poeta e cronista. Cofundador do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Fundador da Revista “Arquivos de Medicina: revista de Arte e Ciência Médicas” e da revista “A Fonte”, do ICDAFG.
Né Barros, coreógrafa e investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto onde concluiu Pós-Doutoramento na área da Estética e Performances. Doutorada pela FMH (U.T.L.), Master in Dance, Laban Centre City University, Londres, Curso Superior de Teatro (ESAP). Artisticamente, iniciou a sua formação em dança clássica e mais tarde trabalhou dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, Smith College. Coreografou para o Balleteatro, Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian e Aura Dance Company. É Professora Auxiliar na ESAP. Tem diversos artigos e livros publicados. Foi fundadora e é codiretora do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia – Family Film Project e do Balleteatro.