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Terças-feiras com Arte – O Lado Oculto da Investigação

Flávia Vieira

O Artista Contemporâneo enquanto Artesão – A Presença do Fazer Manual na Arte

Tese de Doutoramento

Orientação: Edson do Prado Pfutzenreuter

Instituto de Arte – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

 

Sinopse:

Refletir sobre a arte contemporânea a partir da ideia de um fazer manual poderá parece anacrônico numa época em que as discussões sobre a prática artística se voltam cada vez mais para os conceitos de imaterialidade e de virtualidade. O meu estudo incide nos modos como a cultura do fazer manual do artesão emerge na prática artística contemporânea ocidental, procurando construir hipóteses interpretativas acerca da emergência de novas formas de manualidade, através da exploração de três questões principais: O que significa falar do fazer manual na prática artística? Que configurações tem assumido historicamente esse fazer manual? Que novas dimensões do fazer manual podemos encontrar na prática artística contemporânea?

Adotando uma abordagem teórico-empírica de âmbito multidisciplinar, o estudo apoia-se na revisão da literatura para a constituição de um quadro conceitual que sustenta a construção de argumentos e a análise de obras artísticas produzidas por artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros, alguns dos quais foram entrevistados, em cujo trabalho se procura evidenciar a apropriação consciente de procedimentos manuais artesanais como estratégia simultaneamente estética e discursiva.

Ao reformular as narrativas convencionais de produção através da escolha deliberada de modos de fazer lentos e comprometidos, os artistas reclamam e postulam uma presença ativa e participativa na produção da obra, resignificando e reposicionando assim o fazer manual na arte.

 

O LADO OCULTO DA INVESTIGAÇÃO

A programação que agora se reinicia, numa articulação entre a Cooperativa Árvore e a Unidade Técnico Científica [UTC] de Estudos Culturais e Sociais e o Núcleo de Investigação Estudos de Arte e do Património [NEAP] da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, tem como principal objetivo divulgar a produção científica desenvolvida em Portugal e no estrangeiro, quer em contexto de Cursos de Mestrado (2º ciclo), quer de Doutoramento (3º ciclo). Prevê-se ainda a possibilidade de participação de Pós-Graduados e ou outros Investigadores, cuja pesquisa e produção sejam um contributo para o conhecimento das Artes, da Cultura e do Património. Incluindo diferentes modelos, previstos no Ensino Superior português ou de outros países. Os temas das dissertações, projetos, Estágios (2º ciclo), assim como os temas das Teses ou Projetos de Doutoramento que se pretendem partilhar incidem em áreas cientifi­cas, culturais e artísticas complementares, sendo transmitidos pelos respetivos autores, decorrendo de um levantamento que tem vindo a ser realizado e terá continuidade. Mostrar-se-á o lado oculto dos processos, procurando elucidar, desconstruir representações que subsistem e dando visibilidade à exigência, rigor e qualidade da investigação concretizada.

 

Coordenação Científica (InED-FCT /ESE- P.Porto): Maria de Fátima Lambert

 

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